Arteterapia – literatura de apoio
Compreendendo a Arteterapia como “um processo de vivência educativa, espiritual, em que o ser humano encontra oportunidade para se autoconhecer através da sua linguagem corporal, pictórica, vocal ou textual (DITTRICH, 2004, p.54)”, reforça a importância da atualização constante. Vamos conhecer um pouco mais deste mundo?
Arteterapia é uma área em crescente expansão no campo da psicologia. Percursos em Arteterapia é uma obra, dividida em três volumes traz os diferentes aspectos de estudo e aplicação da Arteterapia.
Percursos em arteterapia: arteterapia gestáltica, arte em psicoterapia, supervisão em arteterapia
O primeiro volume apresenta os fundamentos teóricos do método, sua conexão com a Gestalt-terapia, a utilização de recursos artísticos no trabalho psicoterápico e os princípios que norteiam a atividade de supervisão no campo da arteterapia.
Percursos em arteterapia: ateliê terapêutico, arteterapia no trabalho comunitário, trabalho plástico e linguagem expressiva, arteterapia e história da arte
O segundo volume apresenta a imensa diversidade de trabalhos possíveis empregando-se métodos arteterapêuticos em diferentes atividades sociais e comunitárias. Mostra como é possível integrar abordagens e equipes interdisciplinares de tratamento com a finalidade de promover lazer, autoconhecimento e crescimento social e pessoal, bem como abordar temas específicos, como feminilidade, esporte, história da arte etc.
Percursos em arteterapia: arteterapia e educação, arteterapia e saúde
Neste terceiro volume, o leitor perceberá a profunda ligação entre arte e saúde, bem como arte e educação. Em educação, a utilização da arteterapia com crianças com dificuldades de aprendizagem, recursos expressivos na formação de educadores, encontros entre arteterapia e psicopedagogia. Na área de saúde, uma vasta gama de aplicações, de arte-reabilitação com pacientes vítimas de dano cerebral até trabalho com dependentes químicos, passando por aplicações em fonoaudiologia, trabalho com pacientes com HIV e câncer e tratamento de estresse.
A abordagem Gestaltica oferece acervo teórico e prático para a Arteterapia acionando Recursos Criativos
Recursos Criativos em Gestalt-terapia
Desde o surgimento da Gestalt-terapia, a arte sempre foi um elemento fundamental da abordagem. Afinal, é por meio da exploração dos próprios recursos criativos que o ser humano se realiza em todo o seu potencial. Partindo dessa premissa, os autores desta obra apresentam temas fundamentais para estudantes e profissionais que desejam ampliar sua atuação terapêutica. Entre os temas abordados aqui, estão: as origens e os instrumentos da arteterapia; o uso de experimentos com grupos; a Gestalt-terapia praticada com inspiração nos clowns; contos e histórias como instrumento para ressignificar percursos de vida; oficinas criativas na formação de Gestalt-terapeutas; a aquarela como recurso terapêutico; a Gestalt-musicoterapia como caminho para a awareness; e o profundo trabalho com máscaras. .