Comportamento humano

Comportamento humano

Texto de José Wagner Paiva Queiroz Lima

ALGUMAS APRENDIZAGENS BÁSICAS SOBRE COMPORTAMENTO HUMANO QUE AS PSICOLOGIAS NOS ENSINAM.

1. QUANDO UMA PESSOA/INDIVÍDUO se submete a um Processo Psicoterapêutico, ele é analisado pela sua FALA consciente (a queixa trazida), MAS TAMBÉM pelas suas EXPRESSÕES FACIAIS, seus gestos (O Copo Fala, DR. PIERRE WEIL e a Biodança), seus LAPSOS, suas interrupções (Psicanálise), os SÍMBOLOS (psicologia Analítica)… AQUI, procura-se perceber se a Pessoa/Indivíduo mostra CONGRUÊNCIA entre o que fala verbalmente e o que expressa corporalmente.

2. O BOM E EXPERIENTE PSICOTERAPEUTA pode até perceber alguns traços de Personalidade que a Indivíduo demonstra à primeira vista, momentaneamente, MAS somente saberá de sua realidade quando houver um contato mais profissional, ,onde o INDIVÍDUO se expressa e o PSICOTERAPEUTA escuta. OU SEJA, é a REALIDADE PERCEPTÍVEL do Indivíduo o OBJETO DE ESTUDO e de análise do Psicoterapeuta.

3. SER CONGRUENTE é ser verdadeiro, ser íntegro, ser inteiro em ação. Há uma sintonia entre o que o Indivíduo sente, pensa, expressa e age.

4. SEGUNDO DR. FREUD, todas os Indivíduo possuem as suas neuras, ou seja, seus comportamentos incongruentes, inadequados, seus traumas, suas frustrações… Ou seja, não existe o Indivíduo perfeito e santo, na sua pureza de nascença. A Perfeição e a Santidade é uma busca interior do Homem, a partir de suas referências pessoais, seus valores e princípios.

5. DR. CARL GUSTAV JUNG afirma que a Socialização demasiada neurotiza o Homem, e que o Indivíduo precisa resgatar o seu contato com a Natureza para ter qualidade de Vida.

6. EM PSICANÁLISE, diz-se que a análise é um processo de “resgate de valores nobres e edificantes que o Indivíduo traz consigo.” CONHECER A SI MESMO, suas potencialidades e suas limitações humanas, e saber lidar com elas, eis a questão básica da Psicoterapia.

7. PARA DR. CARL GUSTAV JUNG, a Religião, a religiosidade, a busca espiritual do Homem é necessária para o equilíbrio da Personalidade do Indivíduo. É um Arquétipo importante.

8. LIÇÃO FUNDAMENTAL: – “Quem sabe melhor de cada um é cada um.” O Psicoterapeuta/ Psicanalista apenas escuta a fala, a queixa, a angústia do Indivíduo e pode até dar-lhe “feed-backs”, MAS QUEM decide o que é melhor para o Indivíduo é ele mesmo, pois é o Indivíduo quem vai assumir a responsabilidade de suas ações. O Psicoterapeuta/Psicoanalista é apenas apoio.

9. A TRANSFERÊNCIA (positiva ou negativa), Conceito Freudiano, “é o sentimento que o Indivíduo/Pessoa expressa/transfere para seu Analista/Psicoterapeuta”, que pode ser positivo ou negativo. O Psicoterapeuta/Psicanalista representa a figura do Pai ou Mãe, ao qual o Indivíduo confia sua história pessoal, suas queixas, suas angustias… E a quem busca escuta, compreensão e apoio.

10. A PSICANÁLISE, a PSICOTERAPIA é um processo de elaboração, compreensão, insights, descobertas, tomadas de consciência e crescimento do próprio Indivíduo.

…………………………………………………………….
Texto de José Wagner Paiva Queiroz Lima, é Psicólogo Clínico e do Trânsito / Jornalista (colaborador) & Escritor.

Por: mariane