Dia da Gestante – 15 de agosto
Cerca de 45 mulheres e seus acompanhantes passaram pelo Dia da Gestante, na quarta-feira (15/08/2018) no Hospital e Maternidade Jaraguá. Um dia especial, pensado para as gestantes que estavam em espera para atendimento. A ação foi realizada na Triagem Obstétrica e também na Sala de Parto, onde profissionais proporcionaram orientações, técnicas e reflexões que auxiliaram as futuras mamães. Além disso, realizaram-se sorteios de brindes ao longo do dia e pinturas gestacionais.
Participei como palestrante deste evento desenvolvido pela enfermeira Paola Ruthes de Souza.
Atividade inicial sobre a percepção do tempo, e rotina diária. Dia tem 24 horas, descontando 8horas de sono, nos restam 16 horas. Como tem utilizado estas horas semanalmente?
Atividade prática proporcionou a percepção do tempo disponibilizado para auto cuidado. O conhecimento das fases de desenvolvimento neuroperceptível do bebe na gestação e a importância do envolvimento materno afetivo.
Desenvolvimento do feto: Vencedor de uma corrida entre 250 milhões de espermatozóides.
Você sabia que: Com 10 semanas de gestação a sensibilidade térmica já pode ser percebida pelo bebê no útero materno? A sensibilidade gustativa já está desenvolvida a partir da 20 semana de gestação? Que a partir da 24a semana o feto possui percepção tátil? Que o sistema auditivo do feto já está completo na 24A semana de gestação? E que na 26a semana de gestação o feto responde a sensibilidade luminosa?
Sabendo disto, qual a interação que é possível ter com o bebê? Como é possível desenvolver este contato? Seguem aqui algumas sugestões de atividades que podem ser desenvolvidas desde o início da gestação, seguindo para toda a fase pós parto. Contação de histórias; cantar; acarinhar; atividade com o pai envolvendo-o na sonorização e tato. Atividades e cursos de gestante.
O estado emocional da gestante, pode ser sentido pelo feto tanto na contração e relaxamento da musculatura como na liberação das químicas naturais do corpo. Assim como na ansiedade há uma liberação do hormônio da adrenalina e cortisol, o afeto liberar oxitocina, serotonina e dopamina. Lembrando que as experiências vivenciadas, ainda no estado intrauterino, ficam retidos na memória como um banco de dados.
Dicas para uma gravidez tranquila e saudável:
- Planejamento: A gestação é um período de muitas mudanças. Pensar na futura rotina. Combinar com seu companheiro a divisão de tarefas;
- Alimentação saudável: cuidar da sua alimentação vai além de prevenir complicações com anemia, pressão alta e diabetes; ela proporciona crescimento de qualidade para o bebe que esta em formação;
- Atividade física: Movimentos físicos auxiliam na liberação de hormônios do bem estar como a serotonina. Importante que atividades físicas mais elaboradas sejam acompanhadas por profissionais qualificados;
- Manter acompanhamento médico periódico bem como a realização dos exames clínicos solicitados regularmente;
- Cuide da sua autoestima. De olho no espelho: observe, namore, curta as transformações que o corpo vai passando. Faça uso de hidratante como carinho para si e para o bebê. Quando possível envolva seu companheiro nesta atividade. Faça uso de vestuários confortáveis para cada fase da gestação.
- Desacelere! Descanse, faça automassagem, relaxamento, ouça musica. Sinta o tempo. Viva a gestação em toda a sua intensidade. Ela é única.