Dia do Advogado – 11 de agosto

Dia do Advogado – 11 de agosto

O dia 11 de agosto é dedicado ao Advogado. Historiadores relatam que esta data tem vinculação com a celebração do começo do ensino das disciplinas jurídicas no Brasil.

Em 11 de agosto de 1827, por determinação do Imperador Dom Pedro I, foram criados os primeiros cursos de Ensino Superior no Brasil. As Faculdades de Direito de Largo de São Francisco (atual FDUSP) e a Faculdade de Direito de Olinda (transferido para Recife em 1854, atual FDR-UFPE).

Visando implementar a educação jurídica no país, visto que a promulgação da primeira Constituição Federal do Brasil (1824) fez emergir uma demanda de profissionais com conhecimento jurídico para supervisionar e aplicar as leis instituídas.

E assim, o Advogado exerce sua profissão em paralelo ao desenvolvimento do Brasil, nos primórdios de sua constituição.

 Importantes nomes da cultura e literatura se formaram bacharéis em Direito no século XIX, veja alguns deles:

  • Castro Alves – Poeta, participante do movimento do “Romantismo”, autor de diversos livros, dentre eles o famoso “Espumas Flutuantes”, de 1870;
  • Silvio Romero – Escritor, Professor, Político e Fundador da Academia Brasileira de Letras, na cadeira 17;
  • Gonçalves Dias – Poeta, Professor, Crítico de História e Etnólogo.

Juiz e Jurista brasileiro, Ingo Sarlet destaca: ​​Onde não houver respeito pela vida e pela integridade física e moral do ser humano, onde as condições mínimas para uma existência digna não forem asseguradas, onde não houver limitação de poder, enfim, onde a liberdade e a autonomia, a igualdade e os direitos fundamentais  não forem reconhecidos e minimamente assegurados, não haverá espaço para dignidade humana e a pessoa não passará de mero objeto de arbítrio e injustiças.

Ainda sobre a aplicação das Leis, o filósofo Montesquieu refletia: “Quando vou a um país, não examino se há boas leis, mas se as que lá existem são executadas, pois boas leis há por toda parte”

Para descontrair: “Para conhecer seus Direitos? – Consulte um advogado. Para conhecer seu Avesso – consulte um Psicólogo” (autor desconhecido)

Por: mariane