EMDR – O que esta sigla significa?
Eye Movement Desensitizatio And Reprocessing (Dessensibilização e Reprocessamento por meio dos movimentos Oculares)
EMDR é uma nova forma de psicoterapia.
Desenvolvida no final dos anos 80 pela Dra. Francine Shapiro, nos EUA. Permite a estimulação dos hemisférios cerebrais, onde as lembranças dolorosas são armazenadas.
Inicialmente o método foi utilizado para tratar sequelas provocadas por Transtornos de Estresse Pós-Traumático (TEPT), abusos sexuais, estupros, assaltos, desastres naturais e outros tipos de violência.
Com o passar do tempo, e avanço nas pesquisas, obteve-se resultados promissores em aprimoramento de desempenho futuro, ansiedade generalizada, fobia, síndrome de pânico, manejo de dor crônica, luto, dependência química, adições de forma geral, depressões e doenças psicossomáticas.
A eficácia do EMDR é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e tem sido comprovada através de pesquisas científicas. A American Psychiatric Association (EUA), a Royal College of Psychiatrists (UK), a Administração de Veteranos (EUA), e o International Society for Traumatic Stress Studies o consideram como um tratamento efetivo para o trauma e o Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT).
Fonte: http://www.emdr.org.br/o-que-e-emdr
Para conhecer um pouco mais desta técnica assista aos vídeos https://www.youtube.com/watch?v=zVdAhPL78WM&feature=youtu.be https://www.youtube.com/watch?v=St0tYu1SHaE
A busca por este método de psicoterapia, vem diante de demandas pontuais. Tanto na clinica, quando no trabalho desenvolvido em hospital geral, senti a necessidade de ampliar meus recursos terapêuticos, e encontrei no EMDR o complemento para meus atendimentos.
Em 2019, após conclusão dos requisitos necessários do treinamento, recebo o certificado de EMDR, com autorização para prática clínica.