Ética profissional e Sensibilidade em Arteterapia
Ética Profissional e Sensibilidade em Arteterapia. Pós graduação em Arteterapia. Censupeg. Psicólogo Especialista Franklin Jones Vieira. Carga horária: 15horas. 26 de julho de 2021.
“A arteterapia, que é o uso da arte como base de um processo terapêutico, propicia resultados em um breve espaço de tempo. Visa estimular o crescimento interior, abrir novos horizontes e ampliar a consciência do indivíduo sobre si e sobre sua existência” (Arteterapia. UBAAT, fev, 2020. p.3).
“Abordagem psicoterapêutica onde a experiência lúdica e criadora em arte visual, música, teatro ou dança constitui o principal modo de comunicação entre o terapeuta e seu cliente. A arte-terapia permite uma expressão de si não verbal e simbólica no plano protegido e assegurador de uma relação terapêutica” (DUCHASTEL, Alexandra. O caminho do imaginário: o processo de arte-terapia. São Paulo, 2010, p. 31).
No Brasil a prática da Arteterapia como profissão é reconhecida pelo COB pelo n. 226310.
A União Brasileira de Associações de Arteteapia – UBAAT, rege as Associações regionais. Em Santa Catarina é representado pela Associação Catarinense de Arteterapia – ACAT. Segue o código de Ética próprio da classe: https://acatarteterapia.blogspot.com/p/codigo-de-etica.html