Fios de Alegria
Faz algum tempo recebi na clinica para acompanhamento psicológico, uma paciente, que aqui denominarei Ana*. Paciente jovem adulta, espontânea, comunicativa com forte vínculo familiar. Muito prestativa e dedicada com todos ao seu redor. Ela estava em tratamento por dermatite capilar, desencadeada por evento estressor. Apresentava uma característica peculiar. Nunca havia cortado o cabelo, apenas as pontas. Já em acompanhamento e tratamento com especialista, grande foi sua aflição quando compartilhou que sua condição clínica apontava para queda do cabelo para posterior renovação.
Durante o processo de psicoterapia, o tema cabelo foi sendo desenvolvido. Na exploração do significado emocional e racional do cabelo comprido, a paciente deu-se conta de que não sabia o porquê de nunca ter cortado o cabelo. Não tinha vinculo com tradição, nem pertencia a alguma crença interna. Apenas foi acontecendo assim.
Diante do sofrimento de ver os cabelos diariamente se perdendo entre seus dedos, Ana cogitou guardar as madeixas que se soltavam para posteriormente fazer uma peruca.
Este relato soou como um “clik” para mim, e lancei o tema doação de cabelo. Segundo relato de Ana, além de roubar as “forças” dos novos fios que já estavam se apresentando, se não cortasse o cabelo, ele iria cair. Deu-se um sentido ao cabelo cortado, no formato de doação para confecção de peruca destinada a paciente oncológico.
O processo ocorreu de forma gradual e consciente. Foi lindo acompanhar de perto todo o processo. Fui convidada para acompanhar o corte feito pelo querido Tião (in memoria), em seguida nos dirigimos até a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Jaraguá – RFFC, recepcionadas pela voluntária Nilma, para quem Ana fez a entrega das madeixas de cabelo com significado muito especial.
Obrigada Ana.
Esse movimento fez transformação também na minha vida pessoal.
Nesta mesma época, minha filha adolescente, resolveu cortar e doar seu cabelo. A experiência foi tão bonita, que até hoje ela já fez três vezes a doação do cabelo cortado para a RFCC.
Após alguns anos desta vivencia, tenho a oportunidade de sair da posição de coadjuvante e ser a protagonista deste papel. Em março de 2022 tive o privilégio fazer doação do meu cabelo para a RFCC de Jaraguá do Sul, e novamente ser recebida pela querida Nilma.
Nilma relata que a população de Jaraguá do Sul é muito parceira neste comportamento de doação de cabelo, o que me deixa muito feliz. O objetivo deste depoimento é provocar ainda mais este ato de doação de cabelo para confecção de perucas para pacientes com essa necessidade, possibilitando um acolhimento emocional em momento de vulnerabilidade da auto estima e auto confiança dos mesmos.
A campanha Fios de Alegria: faça uma carequinha feliz, orienta sobre a importância da doação de cabelos.
Além da própria luta contra a doença, que é um processo muito difícil, a perda dos fios de cabelo tem impacto direto no processo terapêutico. O uso de uma peruca pode servir como um cuidado com a auto estima e auto confiança, possibilitando um acolhimento emocional em momento de vulnerabilidade.
O tratamento quimioterápico pode desencadear a perda de cabelos. Outras patologias podem ter a perda de cabelo como característica, gerando a demanda de perucas. A Alopecia é uma doença autoimune que ainda não é bem compreendida e não tem causas ou tratamento conhecido, e provoca a perda dos cabelos, por vezes permanentemente. Se você tem o cabelo comprido, pode ajudar doando-o para a confecção de perucas.
Você sabia que para confeccionar uma peruca, são necessários pelo menos 300 g de cabelos. Por isso, cada peruca usa pelo menos três doações!
Cabelo com química também pode ser utilizado para confecção das perucas.
Cuidados necessários no corte de cabelo para a doação:
Corte o cabelo seco, em sua forma natural. As mechas de cabelo tem que ser separadas e emborrachadas, para não se desfazer. Peça ao seu cabelereiro para cortar da melhor forma possível para fazer doação.
A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Jaraguá, recebe as doações de cabelo e encaminha para a confecção de perucas.
A doação de cabelos não custa nada para quem doa, mas faz muita diferença para quem recebe.
*Ana é o nome fictício da paciente atendida. Este relato é de conhecimento e tem a autorização da paciente para esta postagem.