Habilidades sociais das crianças na perspectiva de professores
Publicação de artigo:
Habilidades sociais das crianças na perspectiva de professores. OECHSLER, M. M. ; ALTINI, T. C. S. ; SACHETTI, V. A. R. In: Anais do II Encontro dos Serviços de Psicologia das Instituições de Ensino Superior de Santa Catarina (recurso eletrônico) / Comissão Científica – Celso Francisco Tondin, Luciana Assini, Marilene Wittitz – Florianópolis: CRP, 2010, p.23.
In: http://newpsi.bvs-psi.org.br/eventos/Anais-II_EncontroIES-sc.pdf
HABILIDADES SOCIAIS DAS CRIANÇAS NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES
Mariane Manske Oechsler; Tatiane Cristine Sasse Altini; Virginia Azevedo Reis Sachetti
Vínculo institucional: Curso de Psicologia – Faculdade Metropolitana de Guaramirim
Endereço do autor principal: mariane2702@gmail.com
Este trabalho é parte de um projeto de treinamento de professores para promoção de habilidades sociais em crianças. Habilidades sociais referem-se a um padrão de comportamento utilizado diante das relações interpessoais, visando um relacionamento socialmente saudável. Estes comportamentos aprendidos caracterizam-se em habilidosos e não habilidosos (internalizantes ou externalizantes). Tratou-se de um estudo de corte transversal com 36 professores do Ensino Fundamental, objetivando investigar o conhecimento teórico e a percepção sobre habilidades sociais em crianças por meio de uma entrevista individual estruturada. Os resultados indicaram que a maioria dos professores (n=28) afirma ter alunos com dificuldade de relacionamento interpessoal na escola, sendo que, das 76 dificuldades relatadas, 30 foram descritas como comportamentos inadequados e 26 como limitações pessoais. Embora a maioria (n=25) dos professores tenha conhecimento teórico sobre habilidades sociais, apresentam dificuldades práticas em promovê-las. Apontaram 101 ações para promover habilidades sociais, que foram categorizadas em ações focadas nos alunos (n=59), seguidas por ações externas aos alunos (n=42). A maioria dos professores (n=29) reconheceu que há relação forte ou muito forte entre habilidades sociais e desempenho escolar. Identificaram 92 comportamentos não habilidosos nos alunos, que foram descritos como indicadores de agressividade (n=23), isolamento (n=18) e hiperatividade/impaciência (n=14). Além disso, atribuíram as causas das dificuldades de relacionamento interpessoal (N=106) principalmente à família (n=47) e a fatores internos ao aluno (n=32). Estes dados apontam a existência de relação entre aprendizagem e desenvolvimento social, enfatizando a necessidade da formação continuada dos professores e também da inserção do psicólogo no âmbito escolar. Palavras-chave: habilidades sociais, desenvolvimento infantil, desenvolvimento social.
Apresentação de pesquisa:
Habilidades sociais das crianças na perspectiva de professores. OECHSLER, M. M. ; ALTINI, T. C. S. ; SACHETTI, V. A. R. . Apresentação oral In: II Encontro dos Serviços de Psicologia das Instituições de Ensino Superior de Santa Catarina. Realização Conselho Regional de Santa Catarina. CentroSul, Florianópolis/SC, 13 e 14 de agosto de 2010.