I Conferência Regional de Saúde Mental
I Conferência Regional de Saúde Mental. Palestra. Saúde. Câmara Técnica da Saúde Mental de Jaraguá do Sul. Centro Universitário de Jaraguá do Sul – UNERJ. Carga horária: 04 horas. Jaraguá do Sul/SC. Período: 06 de abril de 2010. Guaramirim/SC, 08 de abril de 2010.
Panfleto: Promovido por Secretaria Municipal de Saúde; Diretoria de Média e Alta Complexidade Ambulatorial e Hospitalar; Gerencia de Especialidades Médicas; Subgerencia de Saúde Mental
10/10 – Dia Mundial da Saúde Mental
“O Dia da Saúde Mental foi estabelecido pela Organização Mundial de Saúde -OMS com o propósito de mudar nossa forma de ver as pessoas portadoras de transtorno mental e promover uma ampla discussão sobre esta temática. Não podemos esquecer que a saúde mental e física estão interligadas e há necessidade de se lidar com os problemas mentais da mesma forma que as doenças crônicas, por meio de um cuidado integrado. A Política Nacional de Saúde Mental, apoiada na lei 10.216/02, busca consolidar um modelo de atenção à saúde mental aberto e de bases comunitária, Isto é, que garante a livre circulação das pessoas com transtornos mentais pelos serviços e cidade, e oferece cuidados com base nos recursos que a comunidade oferece. Precisamos romper as barreiras que continuam excluindo todos aqueles com problemas mentais. Não há lugar no mundo para discriminação contra as pessoas com transtornos mentais. Não pode haver saúde sem saúde mental” (transcrição na íntegra do folheto entregue no evento acima mencionado).
Resumo – anotações feitas durante o evento:
- Crítica ao modelo hospitalocêntrio (1978 – 1991);
- Implantação da Rede de Atenção Psicossocial (1992 -2000);
- Em 2001 – A Reforma Psiquiátrica após a Lei federal 10.216/01. Consolidação do novo modelo CAPS, e residências terapêuticas.
- Em 1987: “Por uma sociedade sem manicômio” – Movimento dos Trabalhadores da Saúde Mental – MTSM;
- Declaração de Caracas – Amplia a discussão com a América Latina;
- Portaria 224/1992 – Regulamentação NAPS/CAPS
- Brasil 2004: Programa Volta para casa. 3635 usuários voltam para casa. 570 em residência terapêuticas. Redução dos leitos em hospital psiquiátricos. internação mais breve. fortalecer hospital geral.
- Grande marco 2003: Álcool e outras drogas. Como questão de Saúde Pública.
- Intersetorialidade: Agenda comum, co-responsabilização – compartilhamento do cuidado:
- ESF/NASF/CAPS
- CRAS/CREAS
- Escolas, justiça, ONGS, Assistência comunitária.
Palestrante: Evelise – psicóloga CAPS 3 de Joinville
Construção da intersetorialidade (Inclusão).
“Tudo aquilo que complica o trabalho, faz parte do trabalho”.