Método Canguru
Método Canguru, você já ouviu falar sobre este processo? Para quem vivenciou a prematuridade nos últimos anos provavelmente ouviu estas palavras. Método Canguru simboliza concluir a gestação fora da barriga, para prematuros que necessitam de unidade neonatal. Similar ao Canguru, que termina a gestação na bolsa externa. O Ministério da Saúde reconhece em forma de lei as Diretrizes da Norma de Atenção Humanizada ao Recém-nascido de Baixo Peso – Método Canguru (Portaria n.1683 de 12/07/2007).
O Método Canguru é um modelo de assistência perinatal voltado para a melhoria da qualidade do cuidado, e é desenvolvido em três etapas:
1) A identificação prévia de um parto prematuro, onde esta futura mamãe recebe orientações e cuidados específicos; o nascimento de um bebê prematuro com necessidade de permanência em unidade neonatal (UTI e/ou UCI), atenção especial no sentido de estimular a entrada dos pais e estabelecer o contato pele a pele de forma gradual, crescente e segura. A posição Canguru é proposta sempre que possível e desejada.
2) A estabilidade clínica da criança, ganho de peso regular, segurança materna, interesse e disponibilidade da mãe em permanecer com a criança o maior tempo desejável e possível. A posição Canguru é realizada pelo período que ambos considerarem seguro e agradável.
3) Com a alta hospitalar, exige acompanhamento ambulatorial criterioso do bebê e de sua família.
Benefícios desta metodologia:* Aumenta o vínculo mãe-filho* Reduz o tempo de separação mãe-filho* Melhora a qualidade do desenvolvimento neurocomportamental e psico-afetivo do RN de baixo peso* Estimula o aleitamento materno, permitindo maior frequência, precocidade e duração* Permite o controle térmico adequado do RN* Contribui para a redução do risco de infecção hospitalar* Reduz o estresse e a dor dos RB de baixo peso.
#metodocanguru#hospitalematernidadejaragua#psicologamarianemanske#psicologamarianemanskeoechsler#psicodesenvolvimento