O Trabalho em outras perspectivas

O Trabalho em outras perspectivas

Edmund Phelps, ganhador do Premio Nobel de Ciências Econômicas em 2006 faz declarações interessantes em relação ao trabalho.

“O trabalho é fundamental para a boa vida”.

“Para quase todo mundo, o trabalho é essencial na descoberta de novas coisas. O mundo do trabalho é um lugar dinâmico e uma oportunidade fantástica para se testar e mostrar o que você pode fazer, alcançar, descobrir e explorar. Tudo isso acontece no maravilhoso parque de diversões do trabalho”.

Neste tema discorre o romancista Mario Varas Llosa: “O que eu acho muito importante é tentar tirar proveito dessa vida, não desperdiçar oportunidades. Eu acho que é muito importante ter uma vocação e poder materializar isso, embora, é claro, muitas pessoas não tenham essa oportunidade”.

Fonte: BBC News (08 de julho de 2021).

O que é ser empreendedor sob a definição do SEBRAE (Cartilha Empreender na aposentadoria p.9):

“Empreendedor é uma pessoa que realiza, produz novas ideias e, pela congruência entre criatividade e imaginação, transforma estas ideias em realidade. Ele é motivado pela autorrealização e pelo desejo de assumir responsabilidades e ser independente. Considera irresistíveis os novos empreendimentos e propõe sempre ideias criativas, seguidas de ação. A autoavaliação, a autocritica e o controle do comportamento são características do empreendedor que busca o autodesenvolvimento. Podemos entender como empreendedor aquele que inicia algo novo, que vê o que ninguém vê; aquele que realiza, que sai do campo, do desejo e parte para a ação. Citando Chagas, 1999, p.28: Um empreendedor é uma pessoa que imagina, desenvolve e realiza visões.”

A Cartilha do SEBRAE elabora sobre algumas características do empreendedor, algumas são inatas, outras podem ser desenvolvidas:

  1. Busca de oportunidades e iniciativas. “Existem três coisas na vida que nunca voltam: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida – Provérbio Chinês. Buscar oportunidade e ter iniciativa significa fazer as coisas antes de ser solicitado ou antes de forçado pelas circunstancias. è enxergar as oportunidades do mercado e ter a capacidade de transformar ameaças em oportunidades. O empreendedor desenvolve a capacidade de se antecipar aos fatos e de criar oportunidades de negócios com novos produtos e serviços. Tem proatividade, busca possibilidades de expandir e aproveita oportunidades incomuns para aplicar em seus negócios. Há aqueles que vivem à espera de uma boa oportunidade. Mas o sucesso não está em esperar e sim em criar oportunidade, pois o empreendedor é aquele que toma a iniciativa de fazer acontecer” (SEBRAE, p. 11).
  2. Persistência. “Agua mole em pedra dura tanto bate até que fura – ditado popular. Ter persistência significa agir diante de um obstáculo significativo, agir repentinamente ou mudar de estratégia, a fim de enfrentar um desafio ou superar um obstáculo. É fazer um sacrifício pessoal ou despender um esforço extraordinário para completar uma tarefa. Quem tem esse comportamento empreendedor desenvolve a habilidade de enfrentar obstáculos para alcançar o sucesso. O empreendedor não desiste diante de obstáculos. Ele reavalia e insiste ou muda seus planos para superar objetivos, esforça-se além da média para atingir seus objetivos. A vida está repleta de momentos e situações difíceis. Isto faz com que a maioria das pessoas desista de suas metas, objetivos e sonhos. Mas o empreendedor segue adiante, sempre superando obstáculos e, principalmente, aprendendo com os fracassos” (SEBRAE, p.12).
  3. Correr riscos calculados. “O maior risco é não se arriscar – Jorge Paulo Lemann. Empreender é arriscar. Mas o empreendedor, primeiramente, analisa a situação. Correr riscos calculados significa avaliar alternativas e assumir riscos deliberadamente, agindo para reduzir os impactos indesejados ou controlar os resultados. É colocar-se em situações que implicam desafios ou riscos moderados. Nesta situação o empreendedor assume desafios e responde pela decisão tomada de maneira segura. Este comportamento envolve a disposição de avaliar alternativas para tomar decisões, buscar reduzir as possibilidades de erro, aceitar desafios moderados, com boas chances de sucesso” (SEBRAE, p.13).
  4. Exigência de qualidade e eficiência. “A qualidade nunca se obtém por acaso. Ela é sempre o resultado do esforço inteligente – John Ruskin. Exigir qualidade e buscar eficiência significa encontrar maneiras de fazer as coisas de um jeito melhor, mais rápido ou mais barato; agir de maneira a fazer o que satisfaça ou exceda padrões de excelência; desenvolver ou utilizar procedimentos para assegurar que o trabalho seja terminado no prazo e que atenda a padrões de qualidade previamente combinados. (…) tem a característica de melhorar continuamente seu negócio ou seus produtos, satisfazer e exceder as expectativas dos clientes, criar procedimentos para cumprir prazos e padrões de qualidade” (SEBRAE, p.14).
  5. Comprometimento. “Comprometimento individual a um esforço conjunto – isso é o que faz um time funcionar, uma empresa funcionar, uma sociedade funcionar, uma civilização funcionar – Vince Lombardi. Ser/estar comprometido significa atribuir a si mesmo e ao seu comportamento as causas de seus sucessos ou fracassos, assumindo a responsabilidade pelos resultados obtidos (…). Comprometimento é ir além do simples envolvimento para fazer a coisa acontecer. Essa característica está diretamente ligada ao sucesso do negócio. Comprometimento é uma habilidade necessária a todo empreendedor. Ela gera respeito, credibilidade por parte dos clientes, fornecedores e colaboradores. Entretanto, antes de tudo, o empreendedor deve ser comprometido consigo mesmo, com aquilo que faz e com suas metas” (SEBRAE, p. 15).
  6. Buscar informações. “A parte que ignoramos é muito maior que tudo quanto sabemos – Platão. Quem não sabe o que busca, não identifica o que acha – Immanuel Kant. Buscar informações significa dedicar-se a obter informações de clientes, fornecedores ou concorrentes; investigar pessoalmente como produzir bem e como comprar/vender melhor; consultar especialistas para obter assessoria técnica ou comercial. Essa característica envolve a atualização constante de dados e informações (…). O empreendedor envolve-se diretamente na avaliação do seu mercado, investiga sempre como oferecer novos produtos/serviços e busca a orientação de especialistas para decidir ” (SEBRAE, p.16).
  7. Estabelecimento de metas. “Sem metas, os sonhos não tem alicerces. Sem prioridades, os sonhos não se tornam reais. Sonhe, trace metas, estabeleça prioridades e corra riscos para executar seus sonhos – Augusto Cury. Estabelecer metas significa ter objetivos claros para a empresa, tanto em longo quanto em curto prazo (com data predefinidas). Assim, o empreendedor persegue objetivos desafiadores e importantes para si mesmo, tem clara visão de longo prazo e cria objetivos e metas mensuráveis, com indicadores de resultados. A palavra META forma um acróstico, que indica os seus componentes e mostra o seu significado: Mensurável; Especifica; Temporal(delimitada no tempo); Alcançável; Significativa (desafiadora e desejável). A característica mais marcante do empreendedor que consegue resultados efetivos é o estabelecimento de metas. As metas nos dão propósitos, sentido e direção. Fazem-nos ter certeza do que e quando queremos fazer e dos resultados esperados, no curto, médio ou longo prazos (na semana, no mês, no ano, etc), no futuro próximo ou mais distante. Para tanto, é importantíssimo manter tudo registrado, acompanhar a execução das metas e ajustá-las, quando necessário” (SEBRAE, p.17).
  8. Planejamento e monitoramento sistemático. “Para quem não sabe para aonde vai, qualquer caminho serve – Charles Lutwidg Dogson. Boa sorte é o que acontece quando a oportunidade encontra o planejamento – Thomas Edison. Planejar e fazer o monitoramento sistemático significam planejar com prazos definidos. Consiste em revisar seus planos levando em conta os resultados obtidos e mudanças do cenário (redução ou aumento da demanda, variação e preços, etc), em manter registros financeiros e utilizá-los para tomar decisões. Não planejar e não monitorar o desempenho do seu empreendimento representa entregá-lo ao acaso. Nesse sentido, como afirma a Lei de Murphy – ‘Qualquer coisa que possa ocorrer mal, ocorrerá’ ou ‘se algo pode dar errado, dará’. Planejamento e monitoramento sistemático são características importantes para o sucesso de um empreendimento. Apesar disso, muitos empreendedores negligenciam essa qualidade. No entanto, é muito fácil aprender, basta definir claramente o seu objetivo e estabelecer os passos necessários, traçando pequenas metas para alcançá-lo. Depois de planejar, tem que monitorar sistematicamente, para ver se as coisas estão acontecendo conforme o planejado. Em síntese, esse comportamento envolve a organização de tarefas de maneira objetiva, com prazos definidos, a fim de que possam ter os resultados medidos e avaliados. O empreendedor com essa característica bem trabalhada enfrenta grandes desafios, age por etapas, adéqua rapidamente seus planos às mudanças e às variáveis de mercado, acompanha os indicadores financeiros e leva-os em consideração no momento de tomada de decisão” (SEBRAE p. 18-19).
  9. Persuasão e rede de contatos. “Não levante a sua voz, melhore os seus argumentos – Desmond Tutu. Ter capacidade de persuadir e manter uma rede de contatos significa utilizar estratégias deliberadas para influenciar ou persuadir os outros; ter pessoas-chave como agentes para atingir seus próprios objetivos; agir para desenvolver e manter relações comerciais. Persuadir é a habilidade de convencer. O empreendedor bem-sucedido sempre escolhe as melhores estratégias para convencer os outros sobre suas ideias. Entretanto, o convencimento exige credibilidade e confiança, que se conquista com o cumprimento do que foi combinado e contratado. Assim sendo, o desenvolvimento e a ampliação de redes de contato e estabelecer/manter boas relações comerciais exigem o cumprimento, com qualidade, do que foi tratado. Em síntese, esse comportamento engloba o uso de estratégia para influenciar e persuadir pessoas, bem como se relacionar com pessoas-chave que possam ajudar a atingir os objetivos do seu negócio. Assim, o empreendedor cria estratégias para conseguir apoio para seus projetos, obtém apoio de pessoas-chave para alcançar seus objetivos, desenvolve redes de contato e constrói bons relacionamentos comerciais” (SEBRAE, p.20).
  10. Independência e autoconfiança. “Quem tem confiança em si próprio comando os outros – Horácio. A confiança em sim mesmo é o primeiro segredo do sucesso – Ralph Waldo Emerson. O empreendedor desenvolve a autonomia para agir e manter sempre a confiança no sucesso. Um empreendedor que possui essa característica confia em suas próprias opiniões mais do que nas dos outros; é otimista e determinado, mesmo diante da oposição; transmite confiança na sua própria capacidade. Esse comportamento contempla a busca de autonomia em relação a normas e controles dos outros consiste em manter seu ponto de vista, mesmo diante da oposição ou de resultados inicialmente desanimadores; expressar confiança na sua própria capacidade de completar uma tarefa difícil ou de enfrentar um desafio” (SEBRAE p. 21).

Pessoas com características e competências empreendedoras bem desenvolvidas geralmente tem a capacidade de perceber oportunidades de negócio com mais facilidade e antes do senso comum. Essas oportunidades podem estar relacionadas a criar um novo negócio, reinventar ou inovar um negócio e, até mesmo, por transformar valores de uma sociedade. O empreendedor é uma pessoa otimista, motivada e apaixonada pelo que faz; destaca-se e busca reconhecimento, intencionando deixar um legado. Esse otimismo no sucesso do seu empreendimento é consequência de ele ter estabelecido metas; planejado e monitorado sistematicamente; buscado informações; aproveitado oportunidades; calculado os riscos envolvidos (SEBRAE p.23).

Conceito de aposentadoria segundo Layla Vallias (cofundadora do Hype60+, núcleo de inteligência de marketing especializado no público sênior). “É nesse contexto que a aposentadoria mudou. Até o nome ‘aposentadoria’ já não faz mais sentido: ‘aposentado’, em sua origem, consiste naquele que vai para o quarto, aposento, e se retira. Os novos maduros vivem hoje de uma maneira muito diferente dos estereótipos do velhinho de bengalas e da velhinha que faz crochê. Se antes a aposentadoria era vista como eternas férias, hoje é considerada como um novo ciclo, cheio de oportunidades para transformar o tempo ocioso em tempo produtivo e, em muitos casos, retomar o antigo sonho de ter o próprio negócio (VALLIAS, 2017)”.

A Cartilha SEBRAE indica um link para fazer o teste que avalia o perfil empreendedor: http://url.sebrae.com.br/quiz

Fonte: https://sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Anexos/Cartilha_Empreender_na_aposentadoria.pdf

“Todas as inovações eficazes são surpreendentemente simples. Na verdade, maior elogio que uma inovação pode receber é haver que diga: isto é óbvio. Por que não… (Peter Drucker).

Por: mariane