Orientação Vocacional: Ser em Construção!
O que é?
O programa Orientação Vocacional: Ser em Construção, consiste em um acompanhamento com psicólogo, com objetivo de orientar o indivíduo em sua vocação para a vida.
Como funciona?
Na primeira fase ocorre a construção do programa conforme a demanda emergente. Resultante de uma relação dialética entre o profissional e o indivíduo com base em sua historicidade. Utilizando o suporte de ferramentas específicas da psicologia e atividades direcionadas de acordo com o contexto.
Pode ocorrer na modalidade de grupo ou individual.
Os encontros com o profissional da psicologia poderão ocorrer no modo presencial ou remoto, seguindo os critérios estabelecidos na primeira fase.
Para que?
Possibilitar ao indivíduo clareza nas escolhas atuais com implicações em sua vida futura. Contemplando não apenas a escolha de uma profissão, como também, a valorização do indivíduo em sua integralidade como um Ser em Construção no mundo.
Fragmentos de imagens referente a atividades elaboradas no Programa de Orientação Vocacional: Ser em Construção com jovens do Ensino Médio
Para quem se destina e em que momento da vida?
- Adolescentes no preparo da escolha acadêmica
- Jovens adultos acadêmicos, em processo de sofrimento emocional com sua escolha profissional versus vocação
- Profissionais em conflito emocional com sua atividade laboral
- Aposentados ou pré aposentados na reorganização do novo contexto
O programa Orientação Vocacional: Ser em Construção parte da primícia de que o ser humano está num constante movimento de Vir-a-Ser, ou seja, se constrói a todo momento durante sua existência. Neste olhar, Ser em Construção é um programa que visa acompanhar e instrumentalizar o indivíduo na organização ou reorganização do seu lugar no mundo, a fim de encontrar uma harmonia emocional em sua identidade.
Fala-se muito em Orientação Profissional. Todavia, a proposta do programa Orientação Vocacional: Ser em Construção compreende o Ser Humano como um ser integral, ou seja, um inteiro, não fragmentado. A escolha de uma profissão, fazendo parte da composição deste indivíduo, sem o risco de engessá-lo em um modelo padrão. Com caráter norteador, porém flexível aos movimentos de transformação que inevitavelmente ocorrem no decorrer da vida.
O ciclo de vida acadêmica levanta muitos questionamentos. Decisões que repercutem no direcionamento da vida adulta, precisam ser tomadas ainda na fase da adolescência. Alguns jovens trazem bem definidos seus desejos para a vida laboral. Outros, vivenciam o desejo de seus familiares em conflito com seus próprios anseios. Ainda há os que gostam de muitas coisas e ficam indecisos, apresentando dificuldade em fazer escolhas.
O movimento de escolher, envolve assumir a responsabilidade de deixar algo. Há jovens que não conseguem vislumbrar nenhuma profissão.
Esses modelos de comportamento diante de uma escolha, podem estar sendo influenciados pelo ambiente social, quer seja no ambiente familiar ou com seus pares. Tanto a ausência de automotivação, assim como o excesso de estímulos, pode desencadear sofrimento emocional no momento de fazer escolhas na formação acadêmica.
O sentimento de conflito ou insatisfação com a formação acadêmica, ou até mesmo já na atividade profissional, visita o jovem adulto e o adulto maduro. Considerando novos contextos sociais e inovações tecnológicas, possibilita o indivíduo a reavaliar as escolhas feitas outrora, diante de sua atual condição de existência.
No contexto de aposentadoria, a orientação vocacional contempla esse Ser em Transformação, com um olhar respeitoso. As experiências de vida que o indivíduo traz na bagagem precisam ser acolhidas, e em alguns contextos, reorganizadas.
O Ser Humano não é estático, ou seja, é um Ser sujeito a constante transformações. Embora tenha emoções semelhantes com outros, cada indivíduo carrega sua História Única, isto o caracteriza com uma individualidade maravilhosa a ser valorizada.
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