Visão Integral do Ser Humano

Visão Integral do Ser Humano

Visão Integral do Ser Humano.  Oficina. Desenvolvimento Humano. Estágio Desenvolvendo Habilidades na Educação. Formação de Multiplicadores do Centro de Desenvolvimento Relacional – CeDer. Coordenadora: Ursula Ullmann. Carga horaria 08 horas. Curitiba/PR, 21 de agosto de 1999.

Centro de Desenvolvimento Relacional

Desenvolvendo Habilidade na Educação

Abordagem Relacional

A visão Integral do Ser Humano

Capa da apostila do curso

Área de Domínio

A questão colocada pela moderna pesquisa, em ciência comportamental, é se o ser humano alguma vez pensa sem sentir, age sem pensar, et. Parece muito claro que cada pessoa sempre responde como um “organismo total” ou como um “ser inteiro”. Se o homem é um ser integral, por que dividir o processo de ensino-aprendizagem em áreas de domínio? A divisão ou classificação em áreas facilita o estabelecimento de objetivos educacionais adequados e mensuráveis e tem efeito pedagógico, ou seja, é uma divisão didática para melhor compreensão das ideias. É importante que tenhamos uma visão, mesmo que sucinta, de cada área.

Domínio Cognitivo

Está vinculado à memória e ao desenvolvimento de capacidades e habilidades intelectuais. Enfatiza tanto a recordação ou reprodução de algo presumivelmente aprendido, quanto a resolução de alguma tarefa intelectual para a qual o indivíduo tem de determinar o problema essencial, reordenar o material ou combiná-lo com ideias, métodos ou procedimentos previamente aprendidos. Este domínio é fundamental para a implementação da avaliação vigente. É o domínio em que tem ocorrido a maioria dos trabalhos em desenvolvimento curricular e onde encontramos as mais claras definições de objetivos que, variam desde a simples evocação de material, até maneiras altamente originais e criadoras de combinar e sintetizar novas ideias e materiais.

Domínio Afetivo

Descreve mudanças de interesse, atitudes e valores, desenvolvimento de apreciações e ajustamento adequado, disposições ou tendências emocionais, enfatiza uma tonalidade de sentimentos, uma emoção ou um grau de aceitação ou de rejeição. Objetivos, neste domínio, não apresentam uma formulação precisa, e, de fato, os professores parecem não estar muito esclarecidos sobre as aprendizagens apropriadas à consecução dos mesmos. Variam, desde a atenção simples até fenômenos selecionados, qualidades do caráter e de consciência complexas, mas internamente consistentes. Não é fácil formular objetivos que descrevam comportamentos nesta área, pois os sentimentos e as emoções interiores ou não manifestas são tão significativos quanto os comportamentos manifestos ou abertos. Por isso também, procedimentos de avaliação do grupo de trabalho, no domínio afetivo, ainda estão em estágio rudimentar.

Domínio Psicomotor

É a área das habilidades manipulativas ou motoras, enfatiza alguma habilidade muscular, alguma manipulação de material e objetos ou algum ato que requer coordenação neuromuscular. Embora se reconheça a existência deste domínio, são poucas as realizações neste campo encontradas na escola secundária e nas faculdades. Na literatura descobre-se pouco a respeito e, quando encontrados, referem-se à caligrafia e fala, e à educação física, arte mecânica e cursos técnicos.

(Texto reduzido e adaptado do livro Taxionomia de objetivos educacionais. Benjamin S. Bloom por Eucir dos Santos Feitosa) Material disponibilizado no curso Visão Integral do Ser Humano.

“O certo é que há muitos membros, mas um só corpo.

Não podem os olhos dizer à mão: não precisamos de ti;

Nem ainda a cabeça aos pés: não preciso de vós.

Pelo contrário, os membros do corpo que parecem ser mais fracos, são necessários;

E os que nos parecem menos dignos, a estes damos muito maior honra…

Contudo Deus coordenou o corpo, para que cooperem os membros, com igual cuidado, em favor uns dos outros.

De maneira que, se um membro sofre, todos sofrem com ele; e, se um deles é honrado, com ele todos se regozijam.” (I Cor 12:20-26)

“Assim Jesus crescia, tanto em estatura como em sabedoria, e era amado por Deus e pelos homens”. Lucas 2:52

Atividade vivencial: Quadro das Áreas de Domínio

Reflexão: Procurar ser mais racional (dentro da realidade). E analisar estes comportamentos nas pessoas que me cercam.

Por: mariane