Você não pode aprender o que pensa que já sabe
Historiadores atribuem a frase acima como sendo de um filósofo grego estoico que nasceu escravo em Hierápolis: Epictetus. Ele viveu nos primeiros anos da Era Cristã, entre os anos de 55 e 135 D.C. completando a idade de 88 anos.
Como é incrível perceber que um pensamento originário de uma época tão antiga, se permaneça atual ao passar do tempo.
Descobertas feitas pela neurociência em estudos do corpo humano, mais especificamente o cérebro, confirma que o ser humano tem capacidade de aprender, ainda que de uma forma mais lenta, até os últimos dias da sua velhice.
Assim sendo, sempre haverá algo a ser aprendido, descoberto.
Infelizmente alguns Indivíduos, aparentemente “vividos”, acreditam já ter vivenciado o suficiente para ditar o certo e o errado. Tais comportamentos se assemelham a um adoecimento cognitivo, ou seja, são limitantes.
Aquele que acredita que tudo sabe, não terá motivação para buscar crescimento ou aprimoramento, logo, tende a ficar preso em sua própria jaula de Si-Mesmo.
Aquele que se reconhece com a humildade de ser um indivíduo em processo de crescimento, possibilita ampliar seu saber constantemente. Isso implica sair da zona de conforto. Aprender requer esforço, dedicação, humildade e motivação.
Logo, “Você não pode aprender o que pensa que já sabe”.
Deixo aqui a provocação para refletir: onde deixei de aprender, por acreditar já estar dominando o conhecimento?
Credito da imagem: https://pt.wikipedia.org/wiki/Epiteto